CONCEITO
DE CURRÍCULO
Aluno: Paulo Rogério Oliveira martins
Tutora: Maria Aparecida
Unidade 3 – Atividade 4
Palmas-TO 2012
Tutora: Maria Aparecida
Unidade 3 – Atividade 4
Palmas-TO 2012
Para falar sobre o currículo escolar, devemos perguntar: O que é currículo? A resposta pode variar muito e até ser antagônica, dependendo da visão de mundo que se tem. Muitos consideram currículo apenas a grade curricular, ou seja, a divisão em disciplinas e os conteúdos trabalhados por elas.
Primeiro, vamos entender o significado da palavra. “Currículo: do latim “currere” = carreira. Portanto, currículo é o conjunto de conhecimentos e práticas a serem realizados em uma instituição de ensino”.
O currículo reflete todas as experiências em termos de
conhecimento que serão proporcionadas aos alunos. Neste aspecto penso que possa
incluir os projetos pedagógicos e o uso das tecnologias de informação e
comunicação como coadjuvantes na formação do aluno, com observância do
currículo como sendo algo passível de ser adaptado e não imposto.
"Currículo é a experiência, conhecimentos e saberes que se espera fazer aprender na escola de acordo com o que se julgam relevante e necessário na sociedade num dado tempo e contexto. Entende-se também que currículo é também uma questão de identidade. Podendo-se considerar currículo como seleção de conhecimentos."
"Currículo é a experiência, conhecimentos e saberes que se espera fazer aprender na escola de acordo com o que se julgam relevante e necessário na sociedade num dado tempo e contexto. Entende-se também que currículo é também uma questão de identidade. Podendo-se considerar currículo como seleção de conhecimentos."
A integração do currículo com as
mídias é um fator significativo na busca da melhoria da qualidade do ensino. O
trabalho com projetos facilita essa integração no dia-a-dia do professor o dos
alunos, pois favorece melhor desempenho nas atividades, e quando bem
trabalhadas as ações, os objetivos serão alcançados com sucesso.
Bibliografia:
http://selfeducationblog.blogspot.com/2009/07/modulo-iv-atividade-4.html
http://educacaodeinfancia.com/o-que-e-o-curriculo/
http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&defl=pt&q=define:curriculo&sa=X&ei=W3WjTIX8LsL98Aay2vihCg&ved=0CBUQkAhttp://www.projetos.unijui.edu.br/matematica/cd_egem/fscommand/MC/MC_1.pdfE
http://www.oei.es/salactsi/colombo.htmhttp://beatriz-blogseduc.blogspot.com/2009/07/reflexoes-sobre-o-curriculo.html
http://educacaodeinfancia.com/o-que-e-o-curriculo/
http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&defl=pt&q=define:curriculo&sa=X&ei=W3WjTIX8LsL98Aay2vihCg&ved=0CBUQkAhttp://www.projetos.unijui.edu.br/matematica/cd_egem/fscommand/MC/MC_1.pdfE
http://www.oei.es/salactsi/colombo.htmhttp://beatriz-blogseduc.blogspot.com/2009/07/reflexoes-sobre-o-curriculo.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário