quarta-feira, 15 de agosto de 2012


CONCEITO DE CURRÍCULO
Aluno: Paulo Rogério Oliveira martins
Tutora: Maria Aparecida
Unidade 3 – Atividade 4
Palmas-TO 2012

Para falar sobre o currículo escolar, devemos perguntar: O que é currículo? A resposta pode variar muito e até ser antagônica, dependendo da visão de mundo que se tem. Muitos consideram currículo apenas a grade curricular, ou seja, a divisão em disciplinas e os conteúdos trabalhados por elas.
Primeiro, vamos entender o significado da palavra. “Currículo: do latim “currere” = carreira. Portanto, currículo é o conjunto de conhecimentos e práticas a serem realizados em uma instituição de ensino”.
O currículo reflete todas as experiências em termos de conhecimento que serão proporcionadas aos alunos. Neste aspecto penso que possa incluir os projetos pedagógicos e o uso das tecnologias de informação e comunicação como coadjuvantes na formação do aluno, com observância do currículo como sendo algo passível de ser adaptado e não imposto.
"Currículo é a experiência, conhecimentos e saberes que se espera fazer aprender na escola de acordo com o que se julgam relevante e necessário na sociedade num dado tempo e contexto. Entende-se também que currículo é também uma questão de identidade. Podendo-se considerar currículo como seleção de conhecimentos."
A integração do currículo com as mídias é um fator significativo na busca da melhoria da qualidade do ensino. O trabalho com projetos facilita essa integração no dia-a-dia do professor o dos alunos, pois favorece melhor desempenho nas atividades, e quando bem trabalhadas as ações, os objetivos serão alcançados com sucesso.
Bibliografia:
http://selfeducationblog.blogspot.com/2009/07/modulo-iv-atividade-4.html
http://educacaodeinfancia.com/o-que-e-o-curriculo/
http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&defl=pt&q=define:curriculo&sa=X&ei=W3WjTIX8LsL98Aay2vihCg&ved=0CBUQkAhttp://www.projetos.unijui.edu.br/matematica/cd_egem/fscommand/MC/MC_1.pdfE
http://www.oei.es/salactsi/colombo.htmhttp://beatriz-blogseduc.blogspot.com/2009/07/reflexoes-sobre-o-curriculo.html

Contextualizando a mudança da teoria à pratica.
Aluno: Paulo Rogério Oliveira martins
Tutora: Maria Aparecida
Unidade 3 – Atividade 3
Palmas-TO 2012


Com a chegada da tecnologia digital na escola como mais uma ferramenta de ajuda no processo ensino-aprendizagem, nota-se a necessidade dos professores de mudarem sua prática educativa.
Ao ler a entrevista de Pedro Demo sobre os desafios da Linguagem no século XXI, notei a importância do computador e da internet na vida educacional do aluno, já que quando ele crescer e for ao mercado de trabalho precisará dele para experiência profissional.
Nesse sentido a escola precisa acompanhar essa mudança, começando pelo professor, pois ele é a figura fundamental nesse processo, “ele é a tecnologia das tecnologias e deve se portar como tal”. (Pedro Demo)
Para Pedro demo, a pedagogia precisa um professor diferente, não só para dar aulas, que seja tecnologicamente correto, que participe do mundo digital.
Não podemos esquecer que mudando nossa prática pedagógica, mudaremos também o desempenho de nossos alunos, com diálogo franco e aberto juntos, professores e alunos transformarão o processo de ensinar e aprender em processo de construção do conhecimento, mudando de maneira significativa o processo educacional e formará cidadãos críticos e participativos da sociedade em que vivem.


bibliografia:

Material de apoio CD curso - Ensinando e Aprendendo coma as TCI